Heráldica Familiar

 

Os brasões têm definidas as suas cores próprias, desenhos e peças, que não podem ser modificados ou alterados. Tudo começou na época da cavalaria, no auge da Idade Média, com os reis, príncipes e cavaleiros que, em torneios ou batalhas, não podiam ser identificados por causa da pesada armadura (ver origens militares). Por ordem dos Heraldos, começaram a adquirir os escudos com cores plenas. Mais tarde, foram colocadas divisões que significavam cortes em seus escudos durante a guerra. Estes cortes foram perpetuados no escudo com divisões. Depois vieram as figuras fantásticas como leões, dragões, unicórnios, águias, etc. As famílias começaram a receber estes brasões por hierarquia, merecimento ou serviços prestados ao reino. Com o decorrer do tempo, tais escudos foram conservados pelas famílias e descendentes dos guerreiros, como troféus de glória. Saindo de sua condição de guerras, os brasões passaram para o âmbito de Ciência Heráldica como símbolos de nobreza, de hierarquia eclesiástica, de corporações civis, militares, desportivas e de domínio. Daí por diante, foram muitos os brasões adotados para representar cada família, pois 90% da população da época não sabia ler, nem escrever, mas, através destes desenhos, cada família podia ser identificada por todos. Na Heráldica Familiar todas as cores e peças que compõem o brasão têm seus significados próprios, o que permitiu a esta arte transformar-se em uma Ciência.

 

Heráldica Familiar

 

A Heráldica Familiar é uma derivação da Heráldica Pessoal, na medida em que os símbolos pessoais passaram depois às linhagens. Os símbolos ancestrais foram depois reproduzidos pela família que o representava, dando origem à Heráldica Familiar. Com o tempo a Heráldica Familiar em alguns países, bastante cedo as armas passaram a ser representações gráficas dos sobrenomes. Por volta do século XVII, a utilização e concessão de armas novas praticamente cessaram na Heráldica Familiar. Quando o sobrenome de quem pretendia usar um escudo de brasão de armas já existia, usava essas armas com pequenas diferenças, se tal o justificasse.

Heráldica Familiar no Brasil

Heráldica Familiar no Império Brasileiro, com a vinda da Família Real, os brasões existentes foram concedidos a pessoas ilustres que prestavam relevantes serviços ao país, os quais foram chamados de títulos nobiliárquicos, que incluem: Barão, Visconde, Conde, Marquês, Duque, entre outros.

Para saber mais sobre a Heráldica Familiar com a Nomes e Brasões, baixe o Aplicativo na Google Play Store!

Clique no link abaixo ou na imagem.

 

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.nomesebrasoes&hl=pt_BR

 

Icone-para-baixar-APP

 

Até a próxima!